BLOG

Tendências, tendências e… Sim!  Tendências em Vendas!

Ouvimos sobre as tendências de moda, nos esportes, na tecnologia, mas quando pensamos em tendências na área comercial para muitos ainda é novidade (e confesso que foi para nós também.) mas o que não podemos é ficar de fora dessas tendências… Então vamos lá!

Como vocês já sabem somos grandes fãs da Revista Venda Mais, que além de uma fonte de excelente conteúdo e ferramentas também trás reflexões reais e muito interessantes, e olhando para as tendências de vendas para os próximos anos, segundo a revista, temos:

– Aumento do uso de ferramentas digitais – sim meus amigos! Ainda vamos avançar muito em ferramentas digitais. E Já existem várias dessas ferramentas (software, aplicativos etc.) para ajudar a melhorar a performance do departamento comercial, como relacionamento de carteira de clientes, análise de indicadores, auxílio na captação de novos leads, automação de prospecção… Entre outros, o grande pulo do gato aqui é que: as empresas e os vendedores que não se adaptarem a essa futura/atual realidade sofrerão consequências.

O que nos leva para a próxima tendência:

– Empresas com mentalidades e ações mais rápidas – que vem em consequência do uso da tecnologia dentro do processo comercial. Em um mercado de transformações cada vez mais constantes e cada vez mais rápidas, será uma premissa fundamental para empresas que desejam continuar relevantes e competitivas.

– Um universo de vendas online – a aposta é que os processos de vendas online se consolidarão cada vez mais, se tornando não apenas mais um canal alternativo, mas um caminho seguro destacar e ser encontrado pelos clientes, com o destaque para 3 estratégias:

. Virtual Selling – aqui vendedores poderão trabalhar sua venda através de ferramentas de vídeo, como Zoom, Teams e Google Meet – acredite vender através de vídeo conferência será um caminho sem volta para o mercado B2B (como vimos diversos clientes que antes da pandemia apresentavam e entregavam propostas mais relevantes em mãos -o que eleva o aumento de custo de hora, viagem etc. – e agora apresentam todas as propostas por videoconferência.

. Live Commerce – ainda é muito forte na China, mas acreditamos que possa chegar forte aqui no Brasil, o live commerce nada mais é do que uma estratégia para alavancar as vendas de produtos ou serviços através de uma transmissão ao vivo – e jogue a primeira pedra quem aqui não participou de nenhuma live de vendas na pandemia.

. E para finalizar, continuaremos com os Vendedores Influencers – que é aquele que entende as ferramentas digitais e as utilizam para conectar com os seus clientes, e para reforçar- não perca o contato com o público jovem, porque ficar de olho nas preferencias dessa galera pode ser o caminho para se diferenciar e sair na frente no mercado.

Claro que eu listei apenas alguns tópicos. Ainda temos muitas outras tendências, mas quero deixar essas como reflexão para vocês. Diante de tudo o que leu aqui, hoje você acredita que seu departamento comercial está realmente preparado para esse cenário? Eu, pessoalmente, acredito que precisamos progredir muito ainda, então bora aprender e estudar!

Para ficar por dentro das tendências, e ajudar a sua empresa a se destacar no mercado, acesse www.wiaeduca.com.br.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on linkedin