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Venda de valor x Briga por preço

Já dizia o ditado que em terra de cego, quem tem um olho é rei.

E início esta breve reflexão de hoje com esta frase, pois o que acontece no setor de venda nacional como um todo, é uma espécie de “cegueira” em relação a como vender diferencial e ser reconhecido pelo valor do que você/sua empresa faz, ou seja, venda de valor.

Para você compreender com clareza o porque este desafio é tão comum, vamos começar entendendo a causa dele – fator importante para você identificar repetições em outras áreas da sua vida.

Infelizmente, nós partimos de uma educação básica precária que nos ensina a sempre buscar a resposta certa, ao invés de aprender a pensar. Na escola, nós estudamos para memorizar a resposta certa e quando crescemos nos chocamos com a realidade de que não existe resposta certa.

Porém, estamos tão condicionados a esta busca, que crescemos acreditando em verdades absolutas, pílulas mágicas e até mesmo resultados da noite para o dia.

Obviamente exceções existem, mas é preocupante o número de pessoas que se apoiam em estruturas pouco consistentes para tomar decisões ou executar suas atividades.

Dito/escrito isso, vamos efetivamente ao tema destacado aqui.

. Não existe resposta pronta, você precisa descobrir o que funciona para o seu negócio;

. Processo de venda não é para amarrar a sua equipe e sim nortear;

. Se você não trabalha com Indicadores de Performance na gestão do seu time, fatalmente fomentará problemas como: alta rotatividade, baixo desempenho, falta de engajamento, muito trabalho para pouco retorno, entre diversos outros;

. Não é por falta de ferramenta que a sua equipe não performa como poderia, é por falta de gestão;

. Acreditar que dicas de venda ou de gestão podem transformar o seu comercial, é como prescrever um Dorflex para uma doença terminal;

. Existe processo de venda e de gestão também para te ajudar a trabalhar norteado, reduzir a rotatividade da sua equipe, aumentar a produtividade em quantidade e qualidade das vendas.

A venda de valor e diferencial demanda um processo de mudança que olhe não só para fora (o que o mercado quer, o que os clientes precisam ou o que seu concorrente faz), mas também para dentro e te ajuda a clarificar o seu posicionamento de mercado e a preparar a sua equipe para estar na linha de frente falando sobre, e você para gerir um time deste patamar.

O primeiro passo para melhorar é reconhecer o que precisa ser melhorado.

Se você precisa de ajuda nisso, nos procure. Faremos um Diagnóstico do seu Departamento Comercial para que você tenha um raio-x completo das principais causas dos seus resultados em vendas e na gestão da sua equipe.

Acesse www.wiaeduca.com.br.

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