BLOG

Como realmente seus resultados são afetados?

Apenas método e processos melhoram a quantidade e a qualidade dos seus resultados?

É incrível como o início de um novo ano reflete em nossos pensamentos e ações, mesmo que temporariamente, é um período no qual pensamos mais em metas, sonhos, planos e novos hábitos.

Neste artigo trazemos uma breve reflexão que pode até parecer contrária ao nosso negócio, mas o principal objetivo aqui é ser franco o honesto contigo.

Imaginar que método é suficiente para angariar resultados satisfatórios em vendas e gestão comercial, é como acreditar que firmar um contrato com um cliente ou um colaborador te isentam de imprevistos e problemas.

O que queremos dizer aqui é que a teoria – na prática – envolve variáveis que muitas vezes deixamos de considerar. E quais seriam elas?

Apontaremos algumas teorias identificadas a partir de experiências que tivemos, cases que aprendemos e estudos que realizamos. E te deixamos à vontade para contribuir com a sua percepção, uma vez que não existe método infalível, pílula mágica ou receita pronta.

. Método e Processo: sem dúvida afeta, contribuindo quando bem alinhado entre a equipe ou prejudicando quando em falta de existência ou clareza;

. Sorte: é inegável que o mercado tem momento onde absorve melhor uma demanda que futuramente se torna obsoleta, como máquina de escrever x computador, e aproveitar estas oportunidades envolve sim um fator que classificamos como sorte, onde outro exemplo é também uma situação climática que pode afetar negativa ou positivamente um negócio;

. Networking: as pessoas com quem você se relaciona podem fornecer ou retirar oportunidade, conhecimento e foco, portanto a qualidade dos seus contatos é um pilar que deve ser considerado. Quem você conhece soma, subtrai ou nada agrega na sua vida? Sem ser radical, vale a reflexão. Existem perfis e tipos de pessoas que agregam de diferentes formas, todas benéficas em algum contexto da nossa vida. Nem todo mundo deve ser padronizado para ser interessante ou valer a pena;

. Motivo da Ação: evitando confundir com “Motivação” que pode ser momentânea, o seu motivo da ação é pessoal e geralmente intransferível pra quem não tem afinidade com seu perfil. É o seu porquê, mas de maneira mais sólida, como naqueles cases de superação onde as possibilidades não eram favoráveis, mas apesar disso o objetivo se concretizou, obviamente que nem sempre é assim, mas este acreditamos ser um dos principais pilares para um resultado consistente em quantidade e qualidade. O que te sustenta diariamente para enfrentar seus desafios e fazer o que tem que ser feito?

. Cultura: basicamente é a soma dos valores e comportamentos que você tem e/ou permite no meio em que vive. Ouvimos em um evento corporativo há alguns anos: “não tenciono construir algo de verdade com base em mentiras”, e temos muita afinidade com esta afirmação. Quais são seus valores e o quão condizente com ele são suas atitudes e as de quem te rodeia?

. Pessoas: aqui temos um grande desafio, porque muitas vezes você tem claro o que, o por que e o como, mas sozinho não pode realizar o que deseja e trazer pessoas capacitadas e dispostas tanto quanto você é uma habilidade que faz toda a diferença;

. Gestão Ativa: para esclarecer aqui, dividimos em dois itens: a Gestão Passiva que atua mediante a algo que efetivamente aconteceu, metaforicamente, apagam incêndio; e a Gestão Ativa que busca as causas e propõe ações preventivas e corretivas. Neste contexto, que tipo de gestão você exerce ou recebe da sua liderança?

. Tomada de decisão: relatamos neste contexto outra frase que gostamos muito “Não existe nada especial a meu respeito, a não ser a qualidade das minhas escolhas.” – porque nos deparamos com pessoas com dificuldade de decidir pequenas e grandes coisas, e abrir mão de algo por um objetivo. Definitivamente não é possível ter tudo ou agradar a todos, por isso este tópico afeta diretamente os nossos resultados, está ligado a qualidade de onde investimos nossa atenção e energia. Você toma decisões estratégicas?

. Sistema: nos referimos aqui sobre a compilação de dados e a transformação dos mesmos em informações para respaldar sua análise e planejamento estratégico, como gestor ou empresário. É como contar com um carro capacitado para competir em uma corrida, faz toda a diferença.

Enfim, buscamos aqui compilar algumas informações básicas – e não menos importantes – para não estender o tema. Estimular em cada um a reflexão, do que trazer uma verdade absoluta. Aproveitando o início de um novo ano, e portanto, um novo ciclo, pessoal e profissional a todos nós.

E buscar o olhar para o cuidado, não ignorando fatores que afetam seus resultados e que podem gerar frustrações ou situações que poderiam ser evitadas.

Dessa forma, fica aqui o nosso desejo que 2023 seja um ano produtivo, de muita saúde, realizações e aprendizados a todos nós. Ficamos à disposição em ajudá-lo dentro do seu Departamento Comercial, respeitando você e sua equipe, somando forças para o seu desenvolvimento sustentável.

Um forte abraço,

Wia Educa

Gostou do conteúdo? Compartilhe!