BLOG

O valor da verdade em vendas!

O tema aqui tratado hoje vai além de técnicas e ferramentas de vendas, adentrando em uma breve reflexão dos valores e comportamentos dos profissionais que operam na área comercial atualmente.

E vamos iniciar partindo de alguns princípios que por muito tempo foram vestimenta de quem trabalha com vendas, como: “vendedor é mentiroso” e “não deu certo em outra profissão e foi para vendas”.

Vejamos, até pouco tempo não existia formação para vendedor no Brasil e geralmente as pessoas desta área “viravam vendedoras” após tentativas infrutíferas em outras áreas, então basicamente não era uma opção ser vendedor e chegava a ser “vergonha em alguns casos”. Vendas não exigia formação, às vezes experiência, e era tratado como um segmento que se a pessoa for simpática ou comunicativa ela pode ter excelentes resultados.

Dentro do que pessoalmente já passamos, nós acreditamos que ainda estamos em transição quanto a visão profissional de vendas e esta premissa explicada acima.

Eu, Priscila mesmo, venho de uma família onde meu pai foi jogador de futebol profissional e após encerrar sua carreira por questões de saúde, “virou vendedor” e sem conhecimento técnico específico, obteve sucesso no setor de alimentos e bebidas. Muito se deu por conta sim do seu perfil comunicativo, pela sua disposição em trabalhar e também por gostar de desafios, o que acredito que parte disso veio do esporte.

E migrando agora para momentos mais recentes, com o acesso facilitado à informação o mercado ganhou poder de análise na tomada de decisão, maior do que quando não contávamos com este recurso. Com uma rápida pesquisa no Google o seu possível cliente obtém informações sobre você e seu concorrente, e com isso pode se convencer de que tem o suficiente para tomar a melhor decisão e te comparar com um concorrente inferior, por exemplo.

O que demanda mais recursos para que ele reconheça seus valores e diferenciais. E somando este princípio a paradigmas como: “no meu mercado eles não são abertos a me ouvir”, sua abordagem pode ficar obsoleta e infrutífera, e numa cadeia de consequências te desanimar e fazer com que você acredite que não tem perfil para o que faz.

É partindo deste ponto que nos vemos diante da necessidade de buscar recursos para lidar com este e os demais desafios que acompanham a facilidade que o acesso à informação trouxe para os nossos clientes.

Ao passo que o mercado ficou mais exigente e menos tolerante nas abordagens como “apresentar a sua empresa”- qual dificilmente você encontrará alguém com tempo e disposição para te ouvir, temos acesso a uma infinidade de conteúdos que nos dão suporte para lidar com este tipo de desafio.

Mas qual o problema aqui?

Quando buscamos conhecimento precisamos levar em consideração durante a elaboração estratégica da aplicação, tópicos como: o mercado que atuamos, os recursos que possuímos (financeiro, estrutural, de energia, tempo e cognitivo) e a cultura da nossa empresa, ou seja, os valores e comportamentos que temos como hábito enquanto organização.

Dito isso, ter acesso à informação não significa que é só replicar que funciona. É necessário “traduzir” para o seu cenário e é aqui que temos um grande desafio.

Muitas vezes quem está dentro da situação tem uma visão associada e frequentemente parcial, o que pode ou te fazer tentar compensar com esforços sua falta de estratégia na tradução do que você aprendeu para o seu cenário e desgastar emocionalmente com muita ação para pouco resultado, ou te fazer desacreditar que existe método que pode dar apoio e suporte na qualidade dos seus resultados, além da quantidade.

Por este motivo, o nosso posicionamento de mercado aqui na Wia Educa é focar em qualidade, ajudando a traduzir a teoria para a sua prática, a mensurar os seus resultados não apenas após eles se concretizarem, mas a prevenir tendências, analisar correlações, e até descobrir causas. Afinal, o seu mercado e a sua cultura são diferentes e buscar soluções simplistas podem trazer muito mais prejuízos que resolução e lucro.

Um bom ponto de partida para isso e com custo zero para você, é o nosso Diagnóstico Comercial, onde nós analisamos de maneira anônima em conjunto com a sua equipe através de um formulário de mapeamento, todas as oportunidades de ajuste e melhorias no seu comercial e independente de você desejar o nosso apoio na implantação destas oportunidades, você terá um panorama completo que tudo o que precisa e pode ser feito. Basta nos solicitar que te explicamos melhor a respeito.

E para finalizarmos esta breve reflexão, mais do que falar sobre o como nós podemos te ajudar, a intenção aqui é trazer um olhar para a importância de buscar apoio e suporte especializados, que compreendam as diferenças e divergências que existem até mesmo em empresas que atuam no mesmo mercado e na mesma região.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!