Inicialmente você precisa saber exatamente do que se trata e queremos começar alinhando com você que planejamento não quer dizer saber tudo o que está por vir, por ser feito. Isso seria “amarrar” seu foco, o que seria improdutivo uma vez que mudanças são parte do nosso dia a dia.
Mas planejar o seu Comercial é ajudar a sua equipe a depender o menos possível da sazonalidade e das oscilações que fazem parte do cenário corporativo e nortear o seu time ao longo do ano com ações ativas na busca de gerar mais oportunidades de venda e fidelização de clientes.
Pensando em facilitar o como você pode elaborar isso dentro da sua empresa, antes de começar a se planejar é importante que você entenda de onde está partindo, afinal, não tem como colocar um destino em um GPS ou comprar uma passagem aérea sem dizer o ponto de partida, esta é a base para traçar a melhor rota. Dito isso, você precisa ter acesso a indicadores de qualidade e com eles buscar a previsão para o mercado como um todo e para o seu mercado especificamente. E hoje com o acesso facilitado à informação, a internet ajuda muito neste segundo ponto.
Mas acesso à informação de qualidade é conseguir traduzir os dados que seu software de gestão comercial fornecerem, informações sobre a quantidade e resultado gerado, e também sobre a qualidade destes resultados, ou seja, o que foi feito ativamente e o que foi resposta do mercado na composição dos seus números?
Caso você não tenha acesso a este tipo de informação, o seu Planejamento Comercial 2023 pode conter como prioridade a inserção de um CRM (Software de Gestão Comercial) de qualidade. E se você precisar de ajuda na tomada de decisão de qual o melhor CRM para o seu negócio, conte conosco.
Retornando ao tema deste texto, se você tem acesso aos dados (quantitativos e qualitativos), os transformou em informações estratégicas, é hora de buscar a previsão de mercado como um todo e a previsão do seu mercado.
Entendendo qual a participação ativa nos resultados da sua equipe (sua equipe executou ativamente), e qual a parcela reativa nestes resultados (o cliente ou o mercado geraram sem esforço ativo seu), mais a previsão de mercado, você consegue definir o seu objetivo de venda para 2023 em conjunto com as ações que você e sua equipe farão ativamente para atingir este resultado, mês a mês, considerando ações em conjunto com o marketing, ações isoladas, eventos que poderão participar e tudo o que mais que fizer sentido enquanto ação ativa a ser preparada na busca dos resultados que você deseja, em quantidade e qualidade.
Pode parecer um imenso desafio mas se você organizar um tempo espaçado, ou seja, dividido em alguns dias ao longo deste último trimestre, poderá desenvolver o seu Planejamento Comercial com qualidade e em momentos diversos de construção, ajudando a compor com pontos de vista e percepções diferentes.
Aproveitamos aqui também para recomendar uma ferramenta simples e muito funcional neste processo, que é a 5W2H, que é nomeada por uma sigla que significa (What, Where, When, Why, Who, How, How Much), ou seja, trata-se de uma sequência de perguntas que se traduzidas significam: O que, Onde, Quando, Por que, Quem, Como e Quanto custa), e podem ser a base para nortear neste processo, pois ao respondê-las, você conseguirá ordenar seu foco e definir exatamente o necessário para um Planejamento estrategicamente de qualidade, e também aplicável na prática.
Ao longo do ano você poderá sim adaptar o seu Planejamento, mas lembre-se, terá claro o seu ponto de partida!
Mas planejar o seu Comercial é ajudar a sua equipe a depender o menos possível da sazonalidade e das oscilações que fazem parte do cenário corporativo e nortear o seu time ao longo do ano com ações ativas na busca de gerar mais oportunidades de venda e fidelização de clientes.
Pensando em facilitar o como você pode elaborar isso dentro da sua empresa, antes de começar a se planejar é importante que você entenda de onde está partindo, afinal, não tem como colocar um destino em um GPS ou comprar uma passagem aérea sem dizer o ponto de partida, esta é a base para traçar a melhor rota. Dito isso, você precisa ter acesso a indicadores de qualidade e com eles buscar a previsão para o mercado como um todo e para o seu mercado especificamente. E hoje com o acesso facilitado à informação, a internet ajuda muito neste segundo ponto.
Mas acesso à informação de qualidade é conseguir traduzir os dados que seu software de gestão comercial fornecerem, informações sobre a quantidade e resultado gerado, e também sobre a qualidade destes resultados, ou seja, o que foi feito ativamente e o que foi resposta do mercado na composição dos seus números?
Caso você não tenha acesso a este tipo de informação, o seu Planejamento Comercial 2023 pode conter como prioridade a inserção de um CRM (Software de Gestão Comercial) de qualidade. E se você precisar de ajuda na tomada de decisão de qual o melhor CRM para o seu negócio, conte conosco.
Retornando ao tema deste texto, se você tem acesso aos dados (quantitativos e qualitativos), os transformou em informações estratégicas, é hora de buscar a previsão de mercado como um todo e a previsão do seu mercado.
Entendendo qual a participação ativa nos resultados da sua equipe (sua equipe executou ativamente), e qual a parcela reativa nestes resultados (o cliente ou o mercado geraram sem esforço ativo seu), mais a previsão de mercado, você consegue definir o seu objetivo de venda para 2023 em conjunto com as ações que você e sua equipe farão ativamente para atingir este resultado, mês a mês, considerando ações em conjunto com o marketing, ações isoladas, eventos que poderão participar e tudo o que mais que fizer sentido enquanto ação ativa a ser preparada na busca dos resultados que você deseja, em quantidade e qualidade.
Pode parecer um imenso desafio mas se você organizar um tempo espaçado, ou seja, dividido em alguns dias ao longo deste último trimestre, poderá desenvolver o seu Planejamento Comercial com qualidade e em momentos diversos de construção, ajudando a compor com pontos de vista e percepções diferentes.
Aproveitamos aqui também para recomendar uma ferramenta simples e muito funcional neste processo, que é a 5W2H, que é nomeada por uma sigla que significa (What, Where, When, Why, Who, How, How Much), ou seja, trata-se de uma sequência de perguntas que se traduzidas significam: O que, Onde, Quando, Por que, Quem, Como e Quanto custa), e podem ser a base para nortear neste processo, pois ao respondê-las, você conseguirá ordenar seu foco e definir exatamente o necessário para um Planejamento estrategicamente de qualidade, e também aplicável na prática.
Ao longo do ano você poderá sim adaptar o seu Planejamento, mas lembre-se, terá claro o seu ponto de partida!