Sabe o que muitos diretores e gestores de empresas acreditam quando a equipe comercial não está tendo o resultado esperado?
A primeira coisa que pensam é em treinar essa equipe comercial, porém se enganam pensando assim, o que vemos são equipes sendo treinadas e o que falta é a base ou a estrutura para que eles dêem os melhores resultados, e sem essa base muito bem definida e alinhada o treinamento comercial pode ter menos resultado do que previsto ou ficarmos apenas no feeling se foi bom ou não.
E aqui entra o primeiro trabalho de educação e orientação com o lead ou potencial cliente. Nossa sugestão é para que o trabalho inicial seja na estrutura do departamento como um todo, assim conseguimos mensurar a evolução do trabalho enxergando onde estão as falhas para serem ajustadas e os acertos para serem replicados.
Diante disso é fundamental que tenhamos o olhar para esses 5 pilares:
1 – Pessoas: dispostas a se desenvolver e participar das melhores propostas;
2 – Processos: que direcionam as melhores práticas no mercado;
3 – Sistema: que apoia as análises estratégicas e o direcionamento do setor;
4 – Comunicação: clara e objetiva entre os envolvidos (interna e externa);
5 – Estratégia: alinhamento entre objetivo e plano de ação.
Notem que antes de se iniciar o treinamento com a equipe comercial é fundamental se ter a estratégia bem alinhada, sistema para absorver e acomodar as informações, processos para que todos atuem de forma padronizada, uma boa comunicação para os clientes internos e externos e o principal de todos, pessoas dispostas e abertas para aprender, melhorar e se desenvolver.
Diante disso, se você é gestor/diretor e estiver pensando em profissionalizar seu departamento comercial aqui já deixamos um ponto de partida, e não será apenas com o treinamento da equipe.