O que mais vemos atualmente são empresas e pessoas prometendo soluções rápidas e com grande impacto positivo quando se trata de desafios no departamento comercial. E o que vemos são empresas contratarem essas “soluções”, acreditando no discurso “salvador” que muitos utilizam. Aqui já trazemos um alerta: “Suspeite de tudo que for “bom demais”, afinal, milagre ainda não existe.”
Hoje viemos compartilhar uma experiência no que se refere a apoio na prospecção e mapeamento de mercado, área na qual normalmente os departamentos comerciais das empresas têm um grande desafio/gap. Todo mundo sabe que, quando você atua na venda técnica, o Linkedin é uma das melhores plataformas para se conectar, estreitar contatos, descobrir novas oportunidades e também prospectar. Com isso, fomos conhecer novas ferramentas que pudessem auxiliar nesse processo.
Encontramos algumas plataformas que prometeram processos e automações em multicanais de forma personaliza e humanizada, com um número de retorno extremamente interessante. O contratamos foi uma promessa: inteligência de mercado poderosa, capacidade de geração e enriquecimento de leads, automação multicanal com IA, e análises estratégicas, maior eficiência, leads mais qualificados e conversões previsíveis e escaláveis.
A teoria até aqui é muito linda, e fomos colocar em prática. Realizamos as reuniões para entender o processo, as configurações e também as automações; até aqui, tudo é realizado com o apoio do time de integração, afinal, cada plataforma/software atua em um formato diferente.
Projeto desenhado, automações definidas e perfil de cliente escolhido: agora, é colocar em prática e colher os resultados.
Na primeira semana, entendendo a plataforma, elaboramos um formato de monitoramento. Afinal, só se consegue melhorar o que se consegue visualizar para acompanhar a evolução e também a operacionalização de todo um processo de automação desenhado em conjunto com o time de especialistas.
Na segunda semana, ainda entendendo o sistema e as configurações, o resultado estava ok. Afinal, por ser um formato de multicanais, sabíamos que teríamos um “tempo” para que todo o processo fosse concluído.
Realizamos esse processo de acompanhamento dos indicadores semanalmente, e no decorrer dele sugiram algumas dúvidas de operação e também de entrega. Afinal, já se passaram 3 meses, e a entrega está muito abaixo do prometido x esperado.
Entre reuniões e alinhamentos, tivemos algumas surpresas, como:
- Fomos a primeira empresa a questionar de forma metrificável a entrega dos resultados;
- A equipe interna estava despreparada no que se refere à operação da plataforma;
- A equipe interna estava despreparada para sanar as dúvidas e trazer plano de ação para os apontamentos apresentados;
- A teoria muito interessante x prática, destoante da realidade.
Agora, a grande reflexão que trazemos é: quantas vezes investimos em algo e não temos o retorno esperado, e também não conseguimos identificar onde estão as falhas? Será que é interna ou externa? Faltam pessoas, processo ou clareza?
Nós acreditamos muito na frase: “Eu não posso melhorar o que não consigo metrificar”. Todo processo que sugerimos sempre tem como base a metrificação das informações para que possamos analisar e identificar o que está dando certo ou o que precisa ser melhorado ou ajustado.
Agora, me conta: você já passou por alguma experiência como essa? Contratou algum apoio e não conseguiu o resultado que gostaria ou que te “venderam”, mas não soube identificar o que “faltava?”, infelizmente, isso é mais comum do que você imagina.
Um dos pilares da Wia é trazer essas informações para a mesa e tomar as melhores decisões para que você tenha retorno de todo investimento realizado no seu departamento.