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Reduza agora as chances de evitar uma venda!

Olha só! Todos nós sabemos que a maioria dos vendedores buscam várias chances de como fazer para ter sucesso em vendas. Mas é importante lembrar que faz parte do processo de aprendizado errar, falhar, até mesmo se desanimar.

E uma forma de fomentarmos o desânimo ou a descrença é não identificando onde estamos falhando, porque nos faz acreditar que estamos fazendo certo, ou não funciona, ou conosco não funciona.

Quando falamos em vendas ou em formas de nos comunicar que diariamente utilizamos, os gestos e as expressões corporais são os primeiros a serem percebidos, e o nosso cérebro é tão rápido, que faz links mentais com situações que experiencíamos no passado, ou aprendizados que obtivemos sobre o que estamos vendo.

Por exemplo, você já passou em frente a uma loja ou teve contato com alguém que sem a pessoa dizer absolutamente nada você já identificou a desmotivação ou descontentamento dela? É disso que estamos falando!!!

Existem estudos que apontam que em 5 segundos nós começamos a formar uma percepção sobre o outro e isso se dá através dos gestos, da linguagem corporal, seguidos de tom de voz e a percepção que temos sobre o conteúdo que é falado.

Então, partindo deste ponto e destacando um dos mais importantes fatores percebidos no contato humano, o que te faz reduzir as chances de vender?

Tudo aquilo que demonstra medo, insegurança, falta de confiança ou dúvida em você, na empresa ou no produto/serviço que você vende, gera desrespeito, falta de atenção e você não consegue ser ouvido, falta de confiança, e consequentemente falta de vendas e resultados.

Assim abaixo temos um check list com tópicos da linguagem verbal percebida pessoalmente ou por telefone ao se comunicar com qualquer pessoa. Leia com bastante atenção:

. Falar rápido demais: quando você fala muito rápido, há grandes chances de você parece indigno de confiança. Ouviu-se de um chefe uma vez: “te ouvir é como ouvir um helicóptero, onde me confunde e não entendo nada”. Apesar de parecer grosseiro lendo aqui, esta frase estava em um contexto educacional e permitiu aprender sobre a auto-observação e melhorar a velocidade para ser compreendida. Falar rápido demais dispersa, confunde, não atrai; observe as pessoas ao seu redor e a si mesmo, é atrativo ouvir?

. Tom de voz tenso, nervoso ou defensivo: de uma maneira até cruel, podemos ser desvalorizados caso a tensão ou o nervosismo que sentimos saia junto com as nossas palavras. Assim também acontece quando estamos no modo defensivo para nos proteger de não sentir, por exemplo, frustração. Talvez você já tenha ouvido falar que existem comportamentos, pensamentos e sentimentos que nos habituamos a prezar na falsa sensação de autoproteção e que na verdade não nos protege. Se prepare estudando, treinando no espelho, experienciando com você mesmo e com pessoas da sua confiança os conhecimentos e habilidades que você precisa para se comunicar melhor e se sentir mais confiante falando sobre qualquer assunto;

. Volume alto da voz ou excessivamente suave/sútil: já vimos várias pessoas relatando que falam alto por serem descendentes de italianos ou espanhóis, por exemplo. Outras pela criação que tiveram. Mas uma vez que tomamos consciência de quem é agressivo e até ofensivo aos nossos ouvidos, como alguém falando alto, sabemos também que buscamos evitar contato. E não é muito diferente quando há suavidade excessiva (obviamente de acordo com a sua realidade pode variar) nos deixa impacientes. Talvez você conheça alguém dentro das duas ou de uma dessas situações que você mesmo evite o quanto pode, ter contato. Uma que grita enquanto fala e pode até parecer brava ou doer seus ouvidos, e a outra que gera um certo nervosismo pela suavidade que às vezes até é confundida com calmaria. Pode ser característico da sua personalidade, mas veja se você está coerente com os resultados que deseja;

. Uso excessivo de palavras de preenchimento: talvez você já tenha se visto em uma conversa onde estava mais nervoso ou em uma apresentação da escola dizer excessivamente palavras como “humm, éééé, né…” o que não te fará estranhar ler aqui é que demonstra nervosismo em excesso e pode sim afetar a qualidade da atenção que você recebe. Atualmente muitas pessoas são compreensivas com este tópico por serem bastante conhecidos e estudados na área de comunicação, mas dependendo do cenário em que você atua, irá gerar muito esforço em discurso para pouco resultado em melhorias ou objetivos que você tenha;

. Falta de contato visual: nada reduz tão claramente as chances ao expressar: “Eu não posso ser confiável” e “Não estou confiante” como contato visual ruim. O contrário disso em determinadas situações nos passam até mesmo coragem, disposição em ajudar e demonstra que se importa. Então evitar o olhar pode te ajudar a dispersar a atenção do outro. Não é uma recomendação de não tire os olhos do olho do outro, mas sim de quem não tenha medo de olhar nos olhos, ou não evite quando acontecer. É uma bela forma de falar sem dizer em palavras, confie em mim, eu quero te ajudar.

Existem diversos outros pontos que traremos futuramente, mas estes descritos acima são importantes ser revisados com certa frequência, pois muitas vezes o dia a dia nos faz esquecer e nos deparar com os mesmos desafios.

Para concluir deste breve artigo, certamente é fundamental e vale a pena aprender o que fazer para melhorar suas chances de vendas, seus resultados, sua comunicação. E reforçamos que aprender o que pode estar te impedindo de adquirir a postura que você almeja, traz para você a oportunidade de melhorar em si, o que muitas vezes a regra do que fazer o impede de ver.

Fique à vontade para nos procurar caso tenha dúvidas ou queira saber melhor sobre este tema.

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