BLOG

Como você pode ficar ainda mais produtivo?

Primeiramente vamos alinhar a compreensão sobre produtividade, que significa “capaz de produzir”.

Quando falamos sobre capacidade de produzir em vendas o que vemos de mais comum é resultado e número como sendo o reflexo da sua produtividade.

E com certeza é! Mas não unicamente o indicador que reflete produtividade.

Porque resultado além dos esforços envolvidos pode ser impactado por um mercado aquecido, por uma oportunidade pouco ou nada frequente, por uma situação específica e pode ser facilmente ilusório na perspectiva de sanar uma lacuna evidente que é a de números e pouco consistente como a de qualidade.

Vamos entender melhor isso, avançando para a compreensão de:

O que é resultado para você? Não para a empresa, não em relação a meta somente, mas para você.

Perguntamos isso porque nos deparamos algumas variadas vezes com pessoas que ainda não viam o resultado que gostariam, mas estavam em um processo único de descoberta e desenvolvimento, qual ao olhar resultado apenas não seria possível ver.

Mas aquela pessoa passava por um processo de transformação qual a engajava mais consigo e com a empresa, a desafiava a buscar novas habilidades, a se conhecer mais. E o resultado da empresa? Ainda não havia sido afetado.

Poucos de nós tem a compreensão da importância do processo, não somente do resultado. A qualidade, a consistência, a afinidade com o processo envolve valores, hábitos, disposição e outros atributos que são individuais a cada um de nós.

E o ponto de partida?

Algumas pessoas têm acessos que a permitem desenvolver habilidades que outras não, então o que quero dizer inicialmente sobre produtividade é aprender a gostar do processo que faz toda diferença.

Porque desafios virão, momentos bons e ruins fazem parte e quando gostamos, não no sentido de positividade tóxica, mas no sentido realista de entender que é um caminho qual posso me desenvolver e me comprometer a buscar o que for preciso sem desrespeitar meus valores, nem as pessoas que estão comigo.

Em seguida compreender que o conceito de produtividade é muito maior do que o número mensal que você entrega e quando associamos ele a perspectiva da qualidade do processo, o como você constrói seu resultado, muda tudo.

Então se formos elencar para facilitar a assimilação, é muito importante:

1) Definir o que é resultado para você, em um aspecto mais amplo incluindo saúde, finanças, carreira, família, projetos pessoais, hobbies etc;

2) Esclarecer as suas prioridades, ou seja, onde haverá uma dedicação maior sua e por quê? O motivo faz toda a diferença na hora de superar os dias difíceis;

3) Quais atividades atreladas aos seus resultados você pode realizar consistentemente, seja semanal, diário ou na frequëncia que melhor se encaixar no seu projeto e/ou rotina, mas de maneira a te colocar trabalhando produtivo pelo seu resultado, pesando o menos possível;

4) E para ajudar a pesar o menos possível, descobrir hobbies e o que te faz bem, utilizando isso como prêmio diante da sua consistência pode ajudar muito, por exemplo, se eu economizar determinado valor parte dele vai para sua viagem ou para algo que te faça sentir o efeito do seu esforço.

Nosso objetivo aqui não é criar um checklist e dizer como você pode ser mais produtivo, e sim oferecer opções e idéias para você testar se assim fizer sentido, vendo o que funciona com você, o que te faz sentir mais produtivo, mas não apenas em número, principalmente dentro deste aspecto todo mais amplo que comentamos.

Porque comigo (Priscila), funcionou e funciona, não perfeitamente, mas de maneira satisfatória, e quando algo vai bem, é muito bom poder compartilhar.

E você, tem alguma sugestão que funciona com você na mudança de um hábito ou te ajuda a ser mais produtivo na busca de um objetivo?

A gente adoraria saber a respeito!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!