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O que realmente traz resultados em venda técnica?

Você sabe que o nosso negócio aqui é ensinar ferramentas de venda e gestão comercial para o cenário de quem atende a indústria ou o agro negócio (venda técnica), e acreditamos também que conhece ou já ouviu falar de excelentes vendedores que não tem conhecimento formal de técnicas de venda.

Seguindo o título deste artigo, o que realmente traz resultados em vendas?

Sendo direta e objetiva na resposta, mas em seguida continue conosco para compreender melhor o contexto desta afirmação: “a experiência que as partes interessadas tem com você é a base para resultados consistentes”.

O que realmente isso significa?!

Segundo o dicionário (online) experiência se refere a “qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos”.

Obviamente a competência técnica e o seu nível de cumprimento de acordos (prazo, forma de pagamento, qualidade) afetam o seu resultado, mas mesmo esta descrição se refere a experiência.

O nosso trabalho de trazer ferramentas de vendas e gestão comercial, processo e organização para o seu departamento comercial, te ajudam a ordenar suas atividades para evitar tentar compensar com esforços a sua falta de assertividade estratégica.

Quando falamos sobre o impacto da experiência que ofertamos a quem tem contato conosco, sabemos do quanto as grandes negociações, decisões e ações afetam o cenário, mas frequentemente em consultoria ou treinamentos vemos o quanto as pessoas se perdem nos detalhes dos acordos feitos e não cumpridos, dos retornos combinados e esquecidos, da falta do olhar para o ser humano qual nos comunicamos.

Agora pare e pense: “como fazer isso lidando com a rotina intensa e o excesso de informações e atividades que atualmente muitos de nós está imerso?!”

A base para qualquer ajuste que você queira fazer na sua rotina ou perspectiva é aprender a “separar o joio do trigo”, como dizia nossos avós em relação a lidar com as suas emoções. Afinal elas reverberam resultados e evolução ou atrapalham que eles aconteçam.

O intuito aqui não é ser abstrato na colocação, mas sim trazer a reflexão sobre a importância de aprender a lidar com o que e como você sente, porque muitas vezes é preciso estar acima da nossa necessidade egoísta de sempre estar bem e de nunca ser pego cometendo um erro, para direcionar certas situações que vivenciamos.

Pense bem: “quem é você em um dia de férias no qual está rodeado de pessoas que você gosta, entretido com assuntos que te agradam e sem as preocupações que se fazem presentes na sua rotina?” E “quem é você em um dia de muitos problemas, estresses e demandas que te desgastam?”. Tem muita diferença, não é mesmo?

E assim como um músculo, precisamos aprender a perceber o que se passa conosco, avaliar e muitas vezes modular ou lapidar sentimentos, a fim de além de obter melhores resultados, evitar que afetem nossa saúde e qualidade de vida.

Mas se a experiência do outro afeta nossos resultados em vendas, como vamos proporcionar uma experiência melhor se estamos imersos em sentimentos e pensamentos que tomam nossa atenção, tempo e trazem exaustão?!

Este trabalho é interno e nos ajuda a agir de maneira congruente com as nossas intenções, objetivos e assim, podermos proporcionar uma condução comercial de qualidade.

O que não significa que começaremos pela faixa preta ou no mais alto nível de desempenho em lidar com as nossas emoções e as do outro ou ainda que atingiremos um lugar de não sentir ou de constância em sentimentos, mas que podemos evoluir na habilidade de lidar com o que se refere ao nosso campo emocional e do outro, proporcionando melhores experiências as partes interessadas – incluindo você – e amadurecer em relação ao como lidamos com os problemas e desafios do nosso dia a dia.

Então em resumo, basicamente aqui falamos que antes de aplicar qualquer ferramenta ou olhar para o que pode ser melhorado externamente, devemos aprender nos conhecer, nos perceber e a trabalhar para evolução interna. A fim de ter mais saúde física, mental e emocional, e ser caminho de ajuda aos nossos clientes e para quem convive conosco.

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