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Você quer entender porque conta com vendas que não acontecem?

Vale a pena ler esta breve reflexão que traremos com um olhar prático para o motivo de muitos vendedores técnicos perderem vendas importantes que acreditavam serem certas.

Em geral, notamos nas observações em campo, que qualificar um cliente tecnicamente é parte da rotina da maioria dos vendedores, mas que quando se trata de qualificar comercialmente existem perguntas estratégicas importantes que não são feitas, por falta de conhecimento ou pré-julgamento de que mesmo sem testar, acredita-se que não irão funcionar ferramentas e técnicas para parear as perspectivas (oportunidade x necessidade x compatibilidade).

O que ocorre também em muitos casos é que existe uma certa confusão entre Potencial e Desempenho, criando certa ilusão acerca das possibilidades de venda.

Quando falamos de comercial entendemos que:

– Potencial= o que ele pode comprar com você, seja porque possui recursos financeiros ou demandas técnicas;

– Desempenho= o que ele efetivamente compra com você.

Não é porque ele pode ou precisa comprar que ele vai comprar de você e muitas vezes, ele acaba usufruindo do seu conhecimento técnico para nivelar a demanda da compra que quer fazer e cotar com fornecedores que podem até obter uma “promessa similar” em argumentos e abordagens à sua, mas que muitas vezes não entregam o que você entrega.

É neste momento que trabalhamos para o nosso concorrente. E é extremamente frustrante para um vendedor desprender tempo e recursos para levantamento de possibilidades e ao elaborar uma proposta que considera adequada não ser mais atendido ou ser barganhado com um concorrente de menor competência.

Dito isso, é importante ter perguntas estratégicas para mapear as possibilidades e traçar uma plano de como transformá-las em desempenho.

Isso pode ser feito logo nos contatos de calibração das perspectivas com perguntas como:

– Como funciona o seu processo de compra de um projeto como este?

– Além do preço, o que vocês vão considerar na aquisição quando forem comparar as ofertas recebidas?

– O que eu preciso fazer para ter chances de ser o fornecedor deste pedido?


Obviamente que aqui mencionamos perguntas genéricas e quando estamos analisando o processo de venda dos nossos clientes trazemos sugestões mais específicas e também que abrangem outras etapas do processo de venda e corroboram com este mapeamento de potencial x desempenho.

Até porque muitas vezes antes de comprar de você, ele precisará confiar em você. E falar mais do mesmo (que a sua concorrência também fala) pode poluir as perspectivas dele. Por isso, saber perguntar e utilizar as respostas a seu favor na hora de apresentar valor e diferencial junto com o preço, faz muita diferença.

OURO: Revise as perguntas que você faz e verifique o que precisa ajustar para ser mais assertivo ao calibrar a real possibilidade de cada oportunidade de venda.

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