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Os 4 Níveis de Inteligência em Vendas

Olha que interessante, apesar do nosso objetivo não ser o de criar receitas, métodos ou caminhos prontos, entendendo que existem variáveis em cada cenário e contexto que qualquer “verdade absoluta” pode se tornar um grande estressor e até prejudicar a saúde mental nossa e da nossa equipe.

Partimos desta premissa, pois não desejamos trazer algo pronto e sim ideias para que você analise dentro do seu contexto, alinhando o que faz sentido. E no pior cenário, com novas ideias, você tem acesso a possibilidades novas e um repertório que pode ser útil em algum momento.

Quando falamos em inteligência em vendas, é comum certa confusão com as habilidades que um bom profissional deve ter, no entanto, basicamente se trata do que ele deve saber fazer com o conhecimento que tem.

No que se refere a inteligência, Jeb Blount em seu livro Vendas Virtuais, nos traz uma perspectiva que vale a pena refletir e pode nos ajudar a evitar “gastar vela boa com defunto ruim” (risos).

Segundo Blount, neste livro, nós podemos ou não ter e ainda em níveis diferentes, certas inteligências na área comercial e inclusive existe como desenvolver algumas, mas o que mais chama atenção é que outra não é possível desenvolver segundo ele.

Assim, abordaremos cada uma delas, pois o tema é realmente interessante e vale a pena analisar separadamente:

– Inteligência Inata (QI): no livro ele trata como sendo uma espécie de talento, que não difere, por exemplo, da capacidade atlética de determinadas pessoas, onde você nasce ou não com mais ou menos e isso afeta o seu desempenho sobre o referido tema. Ele menciona que não pode ser alterado, é como um DNA e que os profissionais com alto nível de QI em vendas tendem a ser curiosos, a assimilar e aprender rapidamente novas informações, são estratégicos, conseguem enxergar um panorama mais amplo, conectar ideias díspares, ver facilmente relações entre objetos ideias ou fatos aparentemente sem qualquer relação e desenvolver soluções ímpares e originais para determinados problemas. Trouxe também a perspectiva que essas características todas são apenas parte e só se tornam relevantes quando combinadas com as outras inteligências;

– Inteligência Adquirida (QA): segundo Blount, no momento em que você para de aprender você se torna extinto. É crucial desenvolver tanto a coragem quanto a curiosidade em buscar novas ideias. É preciso aprender a aplicar. É possível aumentar o seu nível de QA por meio de estudos, treinamentos, leituras e outras experiências de aprendizado juntamente com a prática e a experiência em campo. Ele ainda complementa com: “talvez você não consiga ficar mais inteligente, porém com estudo e prática pode ficar muito mais esperto;

– Inteligência Tecnológica (QT): como a tecnologia está sempre evoluindo, é necessário estar disposto a evoluir junto com ela. E saber dosar o uso de novas tecnologias no que realmente é produtivo (tarefas triviais, por exemplo), com aquelas que o contato humano impacta altamente e não pode ser substituído (até o momento). Vendedores com alto QT interagem com a tecnologia e a aplicam facilmente no seu dia a dia como ferramenta para potencializar suas forças e oferecer suporte nas demandas de contato com o cliente, mas jamais abrem mão daquilo que a máquina ou a tecnologia não pode fazer bem feito como ele;

– Inteligência Emocional (QE): é a habilidade de perceber, interpretar da forma correta, reagir e gerenciar efetivamente as próprias emoções e influenciar as emoções do outros. Ele nos traz ainda neste tema, a divisão de: Habilidades Interpessoais (reagir e gerenciar as emoções dos outros), Habilidades Intrapessoais (gerenciar as próprias emoções disruptivas) e a informação de que compradores em geral estão famintos por interações humanas autênticas, o que aponta o alto valor desta inteligência. É aqui que ele aborda que a disciplina emocional combinada com empatia e a habilidade de desenvolver e manter conexões emocionais com outras pessoas por meio dos canais de comunicação virtual, é o combustível do foguete no desempenho das vendas.

Este é um livro que estamos estudando com muito interesse pela linguagem simples que traz, o conteúdo rico e o formato interessante com que aborda cada tema. Também estamos validando algumas ferramentas sugeridas por ele e em breve teremos mais notícias.

Mas nos conte aqui, você já conhecia as 4 Inteligências? Conseguiu visualizá-las no seu contexto de vida?

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