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Nenhum vendedor deveria sentir vergonha

É uma informação bastante conhecida a de que vendas quase nunca é o nosso sonho de criança quando pensamos nas possibilidades de profissões quando crescer. E dificilmente isso é estabelecido ao longo do nosso desenvolvimento até as escolhas de profissão, gerando para algumas pessoas vergonha.

Mas você concorda que vendas pode ser uma profissão que paga muito bem e uma ótima opção para quem é comunicativo?

Nós concordamos parcialmente.

O cenário comercial passou por uma transformação evidente, obviamente mais em alguns segmentos que em outros, da profissão de quem fala muito ou é expressivo. E o como se é remunerado também teve alterações consideráveis.

Falando do cenário de venda técnica, aquelas cujo o cenário demanda um conhecimento específico sobre o produto ou serviço, podemos nos deparar com engenheiros vendendo, por exemplo, e neste caso, falar demais pode ser bem menos impactante nos seus resultados do que saber o que e quando falar.

Podemos estender este tema até a migração da linguagem técnica para a comercial, mas nos atendo ao tema deste artigo, podemos deixar este assunto para ser retomado em uma oportunidade futura.

Citamos esta perspectiva aqui, porque já ouvimos engenheiros que atuam como vendedor se sentirem envergonhados porque partem do princípio que venda é uma consequência de falta de opção na carreira ou não ter “dado certo” financeiramente.

E francamente? Isso é uma interpretação recheada de preconceitos e talvez até falta de bagagem técnica de vendas para compreender a amplitude que é exercer esta função.

Se vender em algum momento foi transferir um item ou serviço em troca de pagamento; hoje em venda técnica, considerando a variedade de opções que em muitos mercado se têm e a facilidade de acesso a informações rasas que podem fazer com que nossos potenciais clientes tomem uma opinião deturpada ou incorreta, vender é muito mais do que a breve descrição acima.

E sentir vergonha é na verdade falta de conhecimento tanto de si mesmo, quanto do que realmente compõe esta função atualmente.

Considerando o dicionário online, vergonha significa: “Ato de vexatório, que humilha, desonra”. E quando você olha para si mesmo profissionalmente, qual o motivo de sentir vergonha do que você faz?

Nós consideramos que este sentimento pode estar atrelado a questões não racionais, mas quando ganhamos conhecimento sobre, podemos mudar a forma como compreendemos o que fazemos.

E se mudarmos a perspectiva do nosso trabalho, podemos ter acesso a interpretações como: “o seu trabalho é ajudar o seu cliente a tomar a melhor decisão em relação ao que você vende (produto/serviço)”, e se o que você vende não for a melhor opção para ele, acreditamos firmemente que é muito melhor ser franco e ajudá-lo efetivamente a tomar a melhor decisão, do que arcar com o alto custo que pode ser para você esta venda. Afinal, como se construir algo de verdade em cima de mentiras?

Dizemos que uma opinião é formada basicamente de 2 maneiras:

1. Experiência: é quando você viveu e experienciou tal situação;

2. Referência: é quando alguém que você confia experiencia a situação e você ou assiste e toma uma opinião, ou faz isso pelo feedback que ele te dá sobre.

Não é incomum termos opiniões deturpadas sobre o nosso trabalho.

Agora pensando sobre o que brevemente elaboramos aqui (acredite, este tema pode repercutir boas horas de análise e troca de ideias), o seu sentimento negativo de vergonha ou seja lá o que for, pode estar atrelado a sua perspectiva ou opinião sobre o que você faz ou até sobre si mesmo.

Vale a pena pensar qual a sua intenção (vontade) ao atender um cliente? Por que sentir vergonha disso?

Quando eu (Priscila) tive acesso a essa perspectiva, confesso que respaldou muito a sentir orgulho do que faço. Eu sinceramente desejo que não seja diferente contigo!

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