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O valor e o diferencial na venda industrial/técnica.

Um tema que tem tudo a ver com o pós EXPOMAFE, trazemos o assunto de valor e diferencial, pois tivemos o privilégio de ver como a inovação está presente cada vez mais forte no segmento industrial e como mesmo com a amplitude do ambiente digital, o presencial ainda está fortalecido, uma vez que proporcionou-se um ambiente de trocas, novidades e muita oportunidade de ver de perto grandes tecnologias funcionando.

Paralelamente observamos alguns pontos que vamos aproveitar trazer como atenção aqui nesta breve reflexão, como:

– Qual a proporção de investimento em quantidade de leads ou visibilidade da marca, comparado com o que é feito para aproveitar as oportunidades de venda e criar relacionamento com leads e clientes?

Pode parecer uma pergunta complexa, mas basicamente ela se origina de apreciarmos em grandes e lindas estruturas de apresentação das empresas, equipes comerciais sem abordagem condutiva e focadas em linguagem técnica, pouco falando do que significa em resultado para seus leads.

Imagine que basicamente existem 2 tipos de linguagem no processo de venda técnica:

1. Técnica: onde se foca nas características e dados do que se vende;

2. Comercial: onde se aborda o que significam as características e dados técnicos, ou seja, o resultado que elas trazem.

Exemplificando de uma maneira abrangente é como se disséssemos que:

– Vendemos Estruturação Comercial, o que significa, uma equipe mais engajada, com melhor aproveitamento das oportunidades de venda, e uma condução focada em assertividade e não agressividade ou ser invasivo.

Ou ainda:

– Que você vende um software de gestão comercial, que é flexível em parametrização dos dados e relatórios, o que significa, um melhor direcionamento de dados trazendo mais assertividade nas informações estratégicas que você precisa.

Você nota que a tradução do termo técnico para o comercial foca no que o seu possível cliente ganha ou deixa de perder comprando de você?

Essa é de uma maneira bastante resumida e simplificada ao falar de vantagens e benefícios. E ao adentrar um pouco mais neste tema trazemos uma espécie de migração de linguagens massificadas no mercado, como dizer que seu diferencial é atendimento, suporte ou qualidade, e sendo bastante específico no que realmente te diferencia da concorrência.

A importância de um trabalho como este é reduzir as chances de ser comparado com um concorrente inferior, e passar a aumentar as chances de concorrer por valor além de preço.

Afinal, tão importante quanto trazer oportunidades de venda é conquistar um aproveitamento saudável de cada uma delas, identificando através de um processo de venda estrategicamente elaborado e aplicável de maneira prática para sua equipe, respeitando também a sua cultura e desafios do seu mercado, que permitem você entender com clareza exatamente o que precisa ser melhorado, e o que tem de ponto forte para ser adequadamente comunicado no seu processo de venda.

Assim, para iniciar um desenho de como podemos estruturar este processo em cada cliente, aplicamos um levantamento anônimo de estratégias comerciais com cada membro da sua equipe, no qual elaboramos um panorama completo, como um raio-x de tudo o que a sua equipe precisa para aumentar os resultados em quantidade e qualidade.

Você já fez algo do tipo na sua empresa? Se quiser saber mais a respeito, é só nos enviar um e-mail para jessica@wiaeduca.com.br, que te ajudaremos!

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