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Quais desafios esperar em vendas? E na vida?

Recentemente a Hubspot fez uma pesquisa com mais de 1.000 vendedores de segmentos variados e nela o objetivo era fazer um levantamento de desafios e mecanismos para lidar com eles agora em 2023.

E dentre várias perguntas, fizeram: “Qual o principal obstáculo esperado para 2023 no time de vendas?”

Muito nos chamou atenção os seguintes dados:

– 27% maior dificuldade: construir relacionamento com superiores, funcionários e pares dentro da empresa;

– 26% estabelecer relacionamento com os clientes;

– 26% baixa eficiência dos negócios e diminuição da produtividade;

– 25% dificuldade nas interações e colaboração entre departamentos;

– 22% falta de integração de dados e sistemas.

Esta resposta faz algum sentido no seu cenário atual?

Perguntamos porque algumas situações são bem comuns de desafios em cenários que são diferentes de vendas, mas que talvez por cultura nossa se assemelham.

Refletindo sobre respostas como estas acima, possivelmente teremos insights para o nosso negócio e o grande desafio aqui, é: “Para como? Que horas?”.

Você já deve ter ouvido muito falar sobre prioridades, gestão do tempo, talvez coisas do tipo que você só vai ter tempo para aquilo que dedicar tempo, mas na prática nós sabemos que muitas vezes querer não é poder e podemos nos sentir culpados por não dar conta de tudo como gostaríamos.

Mas veja, você não precisa sair de faixa branca para faixa preta no jiu-jitsu.

Dizemos isso porque muitas vezes temos mais paciência com terceiros do que conosco mesmo, e por menos que as pessoas demonstrem ou que a gente pare para “trocar ideias” sobre, muitas pessoas estão enfrentando os mesmo desafios que a gente e nem sabemos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, considera-se saúde itens como: físico, emocional, mental, econômico-financeiro, social/familiar, espiritual. E como equilibrar isso tudo com uma cartela de clientes para gerir, imprevistos, meta para bater?

Veja que, “dar conta” de tudo é uma ideia que nos venderam como se nos resumíssemos ao que fazemos ou ao quanto produzimos. No meio disso tudo você ainda ouve algo a respeito de se priorizar, valorizar, ou algo assim. E ainda podemos aderir a iscas através de gatilhos mentais que nos vendem uma “fórmula” para um “resultado ideal”.

Agora você nos pergunta: mas com lidar com o acúmulo de atividades em áreas diversas da vida?

A primeira coisa que te dizemos é que não existe fórmula mágica e cabe aqui analisar o que é prioridade no momento para você e a partir de então, dividir o seu foco em atividades:

. Fundamentais: que são aquelas que afetam diretamente o que você não vive sem – família, saúde etc;

. Importantes: aquelas que afetam diretamente os seus resultados, mas demandam organizar como será feito e dedicar tempo a elas (aprender técnicas e ferramentas para criar relacionamento com seus clientes, analisar a sua carteira de clientes x a produtividade que geram no seu resultado e o que tem potencial de gerar etc);

. Urgentes: todas aquelas que afetam o seu resultado, mas devem ser feitas imediatamente ou em um curto período de tempo (reunião de apresentação de proposta, negociação com um cliente de alto potencial etc);

. Circunstanciais: aquelas quais você se comprometeu a fazer, mas não afetam seu resultado ou objetivos/prioridades (escrever um livro etc).

A partir daqui é organizar sua agenda, para nortear seus esforços, de acordo com o que no momento está alinhado ao que você quer e/ou precisa. Nela é importante que contenha: aprender, no formato que melhor funcionar para você, para que além de se manter atualizado, você busque novas e melhores formas de fazer o que você faz.

E fazendo link com as respostas que apresentamos acima da pesquisa da Hubspot, é importante encontrar tempo, por menor que seja, porém de forma consistente, para desenvolver novas habilidades e lidar com os desafios que fazem parte do nosso trabalho.

Faz sentido isso tudo no seu cenário?

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