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Você faz venda ou é comprado?

Partindo do princípio que em geral os seres humanos não tomam decisões importantes a menos que sejam estimulados para isso, o quanto você conduz seus clientes na tomada de decisão em relação ao que você vende?

Não nos referimos a você ter um comportamento invasivo, ser inconveniente ou incômodo, e neste momento facilmente podemos lembrar dos “vendedores chatos” que já tivemos contato.

Mas existe uma diferença entre ser invasivo ou agressivo, e ser assertivo na comunicação e condução.

Veja, um vendedor invasivo ou “agressivo” como muitos gostam de mencionar, pode sim ser repelido por seus clientes, porque muito embora em algum momento abordagens desse tipo possam ter funcionado, o mercado mudou, a forma de nos comunicar com o acesso a internet também e facilmente você constata que agressividade remete a muito esforço para pouco resultado.

Antes de mais, em vendas lidamos com pessoas e gostamos daquela frase que diz que: “antes de todo CNPJ tem um CPF”, ela nos ajuda a lembrar que as pessoas são mais que a profissão e o cargo delas, que podemos ajudá-las a enfrentar e lidar com desafios relacionados ao trabalho.

Imagine que seus clientes são bombardeados com mais de 3 mil mensagens por dia, variando forma e momento, mas se não formos claros e objetivos na nossa comunicação com eles, seremos ignorados.

E o que parece óbvio para a gente, como por exemplo, eu vendo isso, se ele precisar vai me pedir. As pessoas não possuem percepção extra sensorial e não investem energia no que nós queremos, mesmo que pareça óbvio.

Quantas vezes você viu uma ótima oportunidade de venda, fez um excelente atendimento, foi gentil e bacana e saiu com um não?

Quando traduzimos o significado de vendedor assertivo, falamos sobre olhar para o ser humano em primeiro lugar, entender os desafios e a percepção de valor dele, e assim, ajudá-lo a tomar a melhor decisão em relação ao que você pode fazer por ele ou ajudá-lo.

Ter uma comunicação clara e objetiva, deixando claro a ele o que você quer e como ele pode ser beneficiado ganhando algo ou deixando de perder ao fazer negócio contigo, pode parecer simples demais, mas acredite, é funcional e te ajuda a melhorar os seus resultados.

É importante você ter claro o próximo passo em relação a cada cliente, seja para ele tomar uma decisão final ou avançar no sentido de uma decisão.

Faz sentido essa reflexão para você?

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